SOBRE O NAM MYORO RENGUE KYO - Parte 4



O Nam-myoho-rengue-kyo é a prática fundamental do budismo, por isso recitamos todos os dias. Nitiren Daishonin ensinou que com a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, ou Lei Mística, podemos despertar para a realidade fundamental ou a essência de nossa vida. Daishonin incorporou a Lei Mística na forma de um mandala, o objeto de devoção chamado Gohonzon. Na verdade, ele incorporou sua própria vida iluminada de Buda no Gohonzon. Em outras palavras, a vida em toda sua plenitude no Universo, representada pela vida do Buda que alcançou a suprema iluminação, está incorporada no Gohonzon. Portanto, a Lei Mística é, por um lado, o objeto de devoção e, por outro lado e de forma mais ampla, a verdade inerente em nossa própria vida. Vale ressaltar que não se trata de algo que Daishonin inventou. A realidade fundamental para a qual ele despertou nada mais é que a essência da vida. É o que permeia tudo e rege todos os fenômenos universalmente e por essa razão é chamada de Lei Universal ou Lei Mística. Fazendo uma analogia, Isaac Newton foi um grande cientista que descobriu a lei da gravitação. Ele não “inventou” uma teoria, pois a lei da gravitação sempre existiu, mesmo antes de Newton tê-la descoberto. Ele percebeu que os objetos caem no chão devido à atração que a Terra exerce sobre todos os corpos. Portanto, a lei da gravitação não foi “inventada” mas sim, revelada por Newton. Por ter percebido a existência da força universal da gravidade, ele é considerado um cientista. Daishonin percebeu a existência da realidade fundamental da vida e expressou-a na forma da Lei Mística, do Nam-myoho-rengue-kyo. Por ter despertado para esta verdade, ele é considerado o Buda Original. Na escritura “Carta a Abutsu-bo”, Nitiren Daishonin ensinou: “Abutsu-bo é a própria Torre de Tesouro e esta é o próprio Abutsu-bo. A Lei Mística não existe fora do mundo fenomenal, o que nos leva a concluir que é inseparável da nossa vida. Cada forma de vida é a entidade da Lei. Com nossa visão superficial, é difícil acreditar que nossa vida seja realmente a Lei Mística, e dessa forma, desperdiçamos nossos esforços tentando encontrá-la em algum outro lugar. A verdade é que nossa vida é a própria Torre de Tesouro. Daishonin explica que a Torre de Tesouro representa o Gohonzon e a vida daqueles que o abraçam, manifestando dessa forma a natureza inata de Buda. 


Conforme vimos em edições anteriores, o significado literal de Nam-myoho-rengue-kyo nos oferece uma idéia da profundidade da filosofia budista. Entretanto, a verdadeira compreensão do Nam-myoho-rengue-kyo só pode ser alcançada com sua prática. Quando aprendemos sobre a profundidade do budismo, ficamos maravilhados e impressionados com o Nam-myoho-rengue-kyo. Porém, somente com a sincera recitação do Nam-myoho-rengue-kyo é que elevamos nossa condição de vida e manifestamos alegria, coragem, esperança e sabedoria para desafiar e superar as dificuldades do dia-a-dia. Em uma de suas escrituras, Nitiren Daishonin fala da força do Nam-myoho-rengue-kyo da seguinte forma:

"O Nam-Myoro-Rengue-Kyo é como um Rugido de um Leão. Que doença pode ser  um obstáculo?


O presidente Ikeda discorreu sobre os benefícios advindos da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo por ocasião da Conferência de Representantes da Soka Gakkai da Malásia em dezembro de 2000: “Se acreditamos na Lei Mística e recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo, colocando nossa vida ao ritmo da Lei do Universo, desenvolvemos um ‘eu’ forte, rico e saudável que brilha com intelecto e sabedoria e que transborda de felicidade por toda a eternidade. “Assim como o Buda está dotado dos dez títulos honoríficos, nós também seremos coroados com imensa boa sorte e benefício. Nós praticamos o Budismo de Daishonin para construirmos um brilhante palácio de felicidade nas profundezas de nossa vida.” 

O budismo também nos ensina que o caminho correto da prática da fé é constituído de “prática individual” e “prática altruística”. Por isso, o objetivo de nossa organização é o Kossen-rufu — o movimento para transformar o Universo, a Terra e a sociedade humana em um mundo de paz, conforto e harmonia de acordo com o ritmo da Lei Mística.

O presidente Ikeda nos orienta: “O Gohonzon é a concreta manifestação da exata existência de Nitiren Daishonin, que ensinou o Kossen-rufu. Devido a isso, se os senhores apenas praticarem o Gongyo e recitarem o Daimoku e não tomarem qualquer ação em prol do Kossen-rufu, ou desenvolverem sua própria vida, o Gohonzon não manifestará seu verdadeiro e completo efeito. Se, contudo, os senhores empreenderem ações para atingir o Kossenrufu, elas servirão como impulso extra para sua própria vida e lhes auxiliarão a alcançar estados cada vez mais elevados de mente tanto no Gongyo quanto na recitação do Daimoku. O fato é que sua prática de Gongyo e suas ações em prol do Kossen-rufu se tornarão unas, e juntas libertarão o infinito poder da Lei Mística em sua vida.”


Nam-myoho-rengue-kyo
Nam-myoho-rengue-kyo
Nam-myoho-rengue-kyo

Fontes de pesquisa: Terceira Civilização, edições de setembro e novembro de 1998. “Lei Mística: O Caminho para a Felicidade Absoluta” e Guia Prático do Budismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário, é muito importante