SOBRE O NAM MYORO RENGUE KYO - Parte 3

















“O Budismo de Nitiren Daishonin ensina que nossa existência é idêntica ao Universo como um todo, e o Universo como um todo é idêntico a nossa existência. Cada vida humana individual é um microcosmo.

“A correspondência de cada parte de nosso corpo com as partes do Universo é a prova de que nossa existência é um microcosmo. Nossas cabeças são redondas assim como o céu acima de nós é redondo. Nossos olhos são como o dia e a noite. Nossos cabelos brilham como as mais brilhantes estrelas e nossas sobrancelhas são como as sete estrelas da Ursa Maior. Nossa respiração é como o vento, e a silenciosa respiração de nossas narinas é como o tranqüilo ar dos vales. Há cerca de trezentas e sessenta junções no corpo humano, quase tantas quanto os dias do ano. As doze junções principais representam os doze meses do ano. O calor dos órgãos dianteiros de nosso corpo — nosso abdômen e o nosso estômago — são como o outono e o inverno. Nossos vasos sanguíneos e nossas artérias são como as correntes e os rios. Nossos ossos são como as pedras, e nossa pele e músculos são como a terra. Nosso couro cabeludo é como uma floresta. As escrituras budistas discutem em detalhes essas correspondências, incluindo cada órgão interno, ensinando que nosso corpo é realmente um Universo em miniatura".

“Nitiren Daishonin descobriu e inovou a grande Lei de toda a existência que se manifesta em todas as leis parciais que governam todos os fenômenos físicos e espirituais, e foi ele quem revelou essa lei para a humanidade na forma de Nam-myoho-rengue-kyo. Essa Lei Mística aplica-se igualmente ao Universo como um todo e a todos os seres humanos. O Universo e o indivíduo são apenas um dentro dessa Lei Mística".

“Tanto o Universo como nossa existência individual são como uma concreta manifestação do Nam-yoho-rengue-kyo, como também do Gohonzon. Eis porque quando recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo com fé no Gohonzon, nossa existência e o Universo encaixam-se perfeitamente como duas engrenagens e, com um estímulo inicial começam a trabalhar juntas.”

(Guia Prático do Budismo, págs. 18-20.) Fontes da pesquisa: Terceira Civilização, edições de setembro e novembro de 1998. Pesquisa: “Lei Mística: O
Caminho para a Felicidade Absoluta” e Guia Prático do Budismo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário, é muito importante